Após cinco meses de tratamento, a atriz já conseguiu reduzir a gordura corporal em mais de 10% Carla Prata revela sofrer com o lipedema e mostra mudanças no corpo; veja
Carla Prata usou as redes sociais nesta quarta-feira (7) para alertar sobre um problema de saúde que afeta milhares de mulheres: o lipedema. A atriz mostrou as mudanças no corpo após iniciar um tratamento para reduzir os danos causados pela doença.
Lipedema: o que é? Dieta anti-inflamatória, exercícios e cirurgia podem melhorar a qualidade de vida
"Vou falar sobre lipedema, uma doença crônica pouco conhecida, mas que afeta muitas mulheres. Fui diagnosticada há dois anos e, desde então, minha vida mudou completamente. (...) Iniciei um tratamento que transformou minha rotina. Mudei meus hábitos, minha alimentação e aprendi a escutar o meu corpo", explicou.
Carla Prata
Fabiano Battaglin/gshow
Carla Prata mostra o antes e o depois após o tratamento do lipedema
Reprodução do Instagram
Carla Prata mostra o antes e o depois após o tratamento do lipedema
Reprodução Instagram
De acordo com a médica Taís Tovani, após Carla iniciar o tratamento contra o lipedema, em cinco meses a atriz já conseguiu reduzir o percentual de gordura - que estava acima 30% - em mais de 10%.
"O lipedema não tem cura, mas tem tratamento — e quanto mais cedo for identificado, melhor a qualidade de vida que a gente pode ter", falou a atriz, que só descobriu a doença após exames, isso há dois anos, quando estava se preparando para o Carnaval.
Carla Pratra mostra a mudança no corpo após início do tratamento contra o lipedema
Reprodução do Instagram
Lipedema: o que é?
Você já ouviu falar de lipedema? Reconhecida como parte da Classificação Internacional de Doenças (CID) somente em 2022, lipedema é uma doença vascular crônica, com causas genéticas, que afeta essencialmente mulheres e é caracterizada por acúmulo anormal de gordura e inchaço.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a doença atinge cerca de 12% das mulheres brasileiras, como Carla Prata e Yasmin Brunet. O lipedema é uma doença inflamatória crônica que se caracteriza pelo acúmulo desproporcional de gordura nas pernas - “mesmo quando são magras” - e que não responde à dieta ou à atividade física, conforme explica o cirurgião vascular Leonardo Stambowsky, Membro titular da SBACV e da Sociedade Americana de Cirurgia Vascular.
"Uma característica importante para o diagnóstico diferencial é que, diferentemente de outras causas de inchaço, o lipedema poupa o pé. Essa é uma doença que afeta cerca de uma a cada dez mulheres. Acredita-se que a razão seja por influência hormonal e genética", afirma o especialista.
O ginecologista Fabiano Serra acrescenta que é uma doença do tecido adiposo: “É uma gordura doente que tem traves de tecido fibroso, que seriam cicatrizes por conta de um processo inflamatório contínuo.”
Segundo os especialistas, o diagnóstico pode ser feito por meio de um exame clínico, apesar de haver exames complementares para a confirmação. “Uma consulta com um médico que conheça da doença vai ser suficiente para identificar”, aponta o ginecologista.
+ gshow
Mais Lidas